sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EU SOU FOTÓGRAFO?

Sempre gostei de fotografia... tenho um tio fotógrafo e sempre gostei de vê-lo trabalhar. Sonhava com uma câmera profissional e achava que seria impossível me tornar fotógrafo um dia. Até que, com explosão do seguimento Plus Size e a "digitalização" da fotografia, eu consegui me inserir nesse meio.
Lembro que quando comecei, procurei alguns fotógrafos em Pelotas e pedi opinião e perguntei sobre valores para que algum deles me ensinassem, contudo, a maioria em sua arrogância e prepotência, desfez de minha vontade em me tornar fotógrafo e pouco me deram "brecha"... então surgiu um curso no SENAC e fui fazer... o professor, fotojornalista de um dito "grande jornal", idiota e prepotente, é um fracasso como instrutor, um idiota (tomara que ele leia isso e venha me tirar satisfações)! Não aprendi "lhufas" com ele! Mas segui tentando! Infelizmente, sou do tipo que não aprendo sozinho... preciso de alguém me puxando as orelhas e me orientando. Até que um dia vi o trabalho do meu atual professor, o Alisson Assumpção... o cara sabe muito, também fotojornalista de um outro jornal local, é bem mais acessível e humilde. O procurei e em um primeiro momento, eu não tinha como custear suas aulas... mas um dia ele me retornou e se propôs a me ensinar de graça! Nossa me senti ganhando um prêmio!!!! Ainda tem muito chão, muitas aulas pra fazer, mas consegui mudar significativamente minha fotografia depois de suas aulas.
Mas meu propósito com este post é expor o que penso sobre o mercado fotográfico em Pelotas.
Por mais que um dia eu me torne um fotógrafo pronto, completo, eu não terei como cobrar o valor considerado por muitos, "justo" e "tabelado", pois aqui em Pelotas, as coisas estão financeiramente decaídas, ou seja, R$ 300,00, R$ 500,00 e até R$ 800,00 por um book é fora de contexto!! De fato há quem pague esses valores, mas eu faria um book por mês e não iria fotografar tanto quanto quero, pois acima do dinheiro cobrado, tenho prazer no que faço!!!! Não vivo disso, tenho meu emprego e meu salário... sem dúvida que o valor que cobro ajuda no orçamento e muitas vezes até salva o mês, mas definitivamente, não vivo disso!!!!!
Minha fotografia é direcionada a elevação da autoestima, quero e vou continuar fotografando pessoas que querem melhorar a visão que tem sobre si mesmas... eu uso a fotografia como trabalho e a vaidade das clientes como ferramenta para mostrar-lhes o quanto somos todos lindos independentes de padrões e pré-conceitos!! Esse é meu objetivo com a fotografia!! Se cobro barato demais é porque acredito que TODOS podem curtir uma seção de de fotos sem precisar gastar todo o salário do mês pra isso!! Simples assim!!
Quanto a qualidade do meu trabalho, é iniciante SIM!! Nunca neguei!! Muito pelo contrário, sempre avisei minhas clientes sobre isso!!!!!!! Sou iniciante e com muito orgulho!!!!!!! "-Então não deveria cobrar!" Por que???? Preciso custear meus equipamentos que, diga-se de passagem são bem carinhos e meu salário não cobre! Pois me recuso tirar do sustento da minha família para bancar um capricho meu, mesmo que este capricho seja investimento profissional!!!
 Abaixo segue o que penso sobre o vídeo acima e comentei na postagem do facebook:

"Concordo com tudo!!! eu tenho muito, mas muito mesmo a aprender!!!! Ainda tenho muito chão pra trilhar... porém, penso que, com relação aos valores, ele tem e não tem razão! Explico... no meu caso, sou iniciante ainda, e nunca neguei isso pra ninguém, nem mesmo as minhas clientes! Toda vez que alguém aborda o assunto comigo, deixo bem claro isso (ESTOU INICIANDO, TEM FOTÓGRAFOS PERFEITOS EM PELOTAS E EU AINDA NÃO SOU UM DELES!!), em virtude disso, eu NÃO TENHO O DIREITO DE COBRAR UM VALOR EXORBITANTE OU "JUSTO" como se fosse um fotógrafo "pronto"... mas TENHO SIM O DIREITO, mesmo com o mínimo conhecimento que tenho, de cobrar pelo meu trabalho, ainda que seja iniciante. Creio eu, tendo como parâmetro a opinião das minhas clientes, amigos e meu professor, que estou no caminho certo, portanto tenho que cobrar pelo meu trabalho... mas há um fator determinante: O MERCADO FOTOGRÁFICO EM PELOTAS!!!!!! Por exemplo, eu com esta atual promoção, estou cobrando R$ 60,00 por um book (por tempo limitado e somente 15 books), "ABSURDO!" "TÁ QUEIMANDO O MERCADO E OS OUTROS FOTÓGRAFOS!", pois bem, então me expliquem onde está a qualidade e o profissionalismo de uma empresa, com uma baita estrutura que pega o primeiro que passa na rua e diz que gosta de fotografar, e coloca atrás de uma câmera (diga-se de passagem, muito superior a minha) e manda clicar e ponto final, e depois coloca as fotos num photoshop, "plastificando" a cliente e cobrando R$ 500,00, R$ 800,00 por um book (e tenho ouvido muiiiita reclamação por isso), fora uma que fugiu com todo dinheiro e fotos das clientes!!!! De fato, cobrar barato demais é complicado, mas creio que, no que se trata de Pelotas, muitas vezes não há escolha!! Posso estar dando um tiro no pé com tudo isso, mas se tem algo que carrego comigo é: A VERDADE ACIMA DE TUDO! DOA A QUEM DOER! Fora o fato que tenho o direito de escolher o publico para o qual quero trabalhar e, nesse caso, quero trabalhar para um publico diferente... um publico que tem muita vontade de ser fotografado mas que não possui poder aquisitivo pra isso... quero trabalhar para o publico que infelizmente não se acha lindo, mas que ao final de uma seção de fotos, repensa esse conceito! Não faço eventos, não gosto, mas se for fazer, daí sim, a facada come!!! Desculpem esse "caminhão de melancias", mas eu precisava expor o que penso, pois nada é exato e cada caso é um caso!!! E lembrando, tem muito Sr. Dr. Fotógrafo em Pelotas que, por serem prepotentes e arrogantes, estão passando a pão e água e fotografando de graça por baixo dos panos pra se manterem no "high society"!!! Bom dia povo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário